Jean Todt, presidente da Federação Internacional do Automóvel, admitiu não ser particularmente fã do formato de qualificação que a Fórmula 1 experimentará em três eventos da temporada de 2021.
No Grande Prémio da Grã-Bretanha, a Fórmula 1 estreará um formato de Grande Prémio em que uma corrida de 100 quilómetros no sábado definirá a grelha para a prova principal de domingo.
Embora acredite que o formato não irá acrescentar muito ao desporto, Todt afirma que a imagem da Fórmula 1 também não sairá prejudicada, uma vez que os fãs continuarão a olhar para a corrida de domingo como o principal evento do fim de semana.
“Em primeiro lugar, não chamamos a isso uma corrida”, disse Todt em Paul Ricard. “Eu tive parte da responsabilidade de não chamar a isso uma corrida. Para mim, a corrida é no domingo. Se me perguntarem se sou um grande fã disso, a resposta é não.”
“Acho que a Fórmula 1 não precisa disso. Mas, por outro lado, se as pessoas querem tentar algo, não vai prejudicar a corrida de domingo. Será uma forma de diferente de ter uma grelha de partida no domingo. Portanto, não custa nada tentar.”
“Estou curioso para ver o que vai sair. Mas tenho a certeza de que não vai prejudicar a corrida de domingo. As pessoas podem dizer que foi mais interessante no sábado do que no domingo, mas isso não é um risco demasiado grande para a credibilidade do campeonato.”