O tricampeão Max Verstappen conquistou a sua 14ª vitória da temporada no Grande Prémio do Qatar.
O neerlandês arrancou da pole position e dominou uma corrida atípica em que os pilotos não puderam completar mais de 18 voltas com cada jogo de pneus devido às anomalias detetadas pela Pirelli.
Com o Ferrari de Carlos Sainz impedido de alinhar na corrida na sequência de uma falha no sistema de combustível, a Mercedes procurava capitalizar e aumentar consideravelmente a vantagem para a Scuderia na batalha pelo segundo lugar do campeonato.
No entanto, George Russell e Lewis Hamilton, que arrancaram em segundo e terceiro, colidiram na primeira curva da corrida, incidente que resultou no abandono do heptacampeão e atirou o mais jovem dos britânicos para a cauda do pelotão.
Sexto na grelha de partida, Oscar Piastri, vencedor da corrida sprint de sábado, tirou partido do caos que sucedeu o arranque para ascender ao segundo posto.
Embora não tenha conseguido acompanhar o ritmo de Verstappen, o australiano manteve-se na segunda posição, alcançando assim o seu segundo pódio consecutivo.
Lando Norris, que arrancou do décimo lugar, recuperou até terceiro e recebeu indicações do muro das boxes da McLaren para não atacar o seu colega de equipa na fase final da corrida.
Depois do incidente da primeira curva, Russell efetuou quatro passagens pela via das boxes ao longo das 57 voltas do Grande Prémio e resgatou um importante quarto lugar para a Mercedes em Losail.
Charles Leclerc terminou num solitário quinto posto com o único carro da Ferrari, enquanto Fernando Alonso sobreviveu a uma incursão pela gravilha para ser sexto classificado ao volante do Aston Martin.
O Alpine de Esteban Ocon cruzou a linha de meta em sétimo e Valtteri Bottas foi oitavo com o Alfa Romeo, igualando assim o seu melhor resultado da temporada.
Zhou Guanyu viu a bandeira de xadrez na 12ª posição, mas beneficiou das sanções alheias para subir a nono.
Forçado a partir da via das boxes, Sergio Pérez completou a corrida em décimo apesar de ter cumprido quatro penalizações por violações dos limites de pista.