Yuki Tsunoda foi multado em 40 mil euros (com 20 mil euros de pena suspensa) por ter proferido comentários impróprios numa comunicação rádio com a equipa.
Durante a sessão de qualificação deste sábado, o piloto japonês utilizou um termo impróprio quando expressava a sua frustração com os carros que se estavam a atravessar à sua frente na via das boxes.
“The guys are fucking r*******,” referiu Tsunoda na comunicação rádio.
Depois de terem ouvido as explicações de Tsunoda, os comissários desportivos reconheceram que o japonês não se tinha apercebido do significado do termo utilizado, mas decidiram aplicar uma coima de 40 mil euros por “conduta imprópria”.
“Durante o Q1, quando o carro 22 estava na fila da via rápida e outro carro passou para a via rápida à sua frente, o piloto foi ouvido a fazer uma declaração através do rádio da equipa utilizando linguagem ofensiva”, lê-se no relatório da FIA.
“Durante a audiência, o piloto pediu desculpa e explicou que, como o inglês não é a sua língua materna, só depois da sessão é que se apercebeu do significado das palavras utilizadas na língua inglesa. Disse que ficou horrorizado quando soube disso. Afirmou que a sua compreensão das palavras era diferente, mas reconheceu que esse facto não deve ser considerado como uma desculpa para o que fez.”
“Os Comissários Desportivos apreciam a honestidade do piloto, mas reforçam o facto de as palavras utilizadas serem ofensivas e totalmente inapropriadas. O facto de ter usado tais palavras numa plataforma que está disponível ao público constitui uma conduta imprópria, tal como definida no artigo 20 do Código Desportivo Internacional.”
“Considerando as circunstâncias, os Comissários Desportivos determinam que é necessária uma multa severa, mas também têm em conta os remorsos genuínos do piloto e a sua oferta para emitir um pedido público de desculpas. Por estas razões, foi decidido suspender parte da multa imposta.”