Yuki Tsunoda admitiu estar surpreendido por ter mantido o seu lugar na AlphaTauri para 2022 apesar dos incidentes em que se envolveu ao longo das suas 13 primeiras corridas na Fórmula 1.
O japonês, que se estreou esta temporada na Fórmula 1, recebeu recentemente a confirmação de que continuará a competir ao lado de Pierre Gasly na AlphaTauri em 2022.
A campanha de estreia do piloto de 21 anos tem sido marcada por altos e baixos, com as suas cinco aparências nos pontos a contrastarem com acidentes em Imola, em Baku, em Paul Ricard e no Hungaroring.
“Fiquei um pouco surpreendido por continuar para o próximo ano”, disse Tsunoda. “Em primeiro lugar, obrigado à equipa. Estou muito entusiasmado por esta oportunidade.”
Questionado sobre a razão pela qual tinha ficado surpreendido, Tsunoda respondeu: “Porque não páro de bater e isso custa muito dinheiro à equipa.”
“Não foi uma boa forma de terminar a primeira metade da temporada, especialmente na Hungria. Fui contra o muro na primeira sessão e arruinei quase duas sessões.”
“Fui abordado pelo Franz [Tost] e pelo Helmut [Marko] para ter resultados mais consistentes e mais disciplina nas sessões. Portanto, foram sensações mistas. Por vezes saí-me bem e por vezes não. É por isso que diria que foi surpreendente.”
Embora já tenha estabelecido objetivos para a próxima temporada, Tsunoda mantém-se focado em amealhar o máximo número de pontos possível em 2021.
“O meu objetivo para o próximo ano é claro, mas estou focado neste ano”, acrescentou. “Claro que no próximo ano tenho de ser mais consistente e tenho de ter um bom desempenho, marcando pontos.”
“Mas não podemos prever nada para o próximo ano, é um carro completamente novo, qualquer coisa pode mudar. Só quero focar-me no resto da temporada e lutar por pontos.”