Valtteri Bottas foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Brasil ao rodar em 1:08.322 no Q3. O piloto finlandês viu o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, abandonar prematuramente no Q1, depois do tetracampeão do mundo se ter despistado e não ter conseguido evitar as barreiras.
Sebastian Vettel tinha sido o mais rápido na primeira tentativa que fez no Q3, mas o piloto alemão da Ferrari não conseguiu melhorar o seu tempo nos derradeiros momentos da sessão e acabou por ser batido por Valtteri Bottas por 38 milésimos de segundo.
Seguiu-se Kimi Raikkonen, em 3º, a cerca de 2 décimos do tempo da pole position. Mais atrás, em 4º e já a quatro décimos do tempo do piloto finlandês da Ferrari ficou Max Verstappen que, ainda assim, bateu o seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo por uma margem confortável – o piloto australiano tem uma penalização de 10 lugares a cumprir na corrida de amanhã.
Sergio Perez e Fernando Alonso estiveram em muito bom plano, em 6º e 7º, principalmente comparando com o que conseguiram fazer os seus respetivos companheiros de equipa.
Em 8º e 9º, ficaram os Renault de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz, com os dois colegas de equipa separados por apenas um décimo de segundo.
A fazer a sua última corrida da carreira perante o seu público, Felipe Massa qualificou-se em 10º, mas será promovido a 9º, consequência da penalização de Ricciardo, mostrando estar em condições de fazer uma boa corrida de despedida ao mesmo circuito onde há 9 anos atrás quase foi campeão do mundo de Fórmula 1.
Confira a classificação completa abaixo.