Valtteri Bottas foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México, numa sessão marcada pelas várias saídas de pistas que aconteceram, principalmente na primeira fase do treino, consequência da sujidade que cobria o traçado mexicano.
O piloto finlandês da Mercedes rodou em 1:17.824, fazendo uso dos pneus ultra macios da Pirelli para estabelecer um novo recorde do Autódromo Hermanos Rodríguez.
Lewis Hamilton, que este fim-de-semana pode garantir o título de campeão – caso termine em quinto ou melhor na corrida de Domingo – foi o piloto que mais se aproximou de Bottas, tendo ficado a quase meio segundo do seu colega de equipa.
Os pilotos da Red Bull ficaram muito próximos do tempo de Hamilton, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo a utilizarem os pneus super macios para se colocarem a cerca de um e dois décimos de segundo do piloto inglês, respetivamente.
Seguiram-se os dois pilotos da Ferrari, um pouco mais atrás, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen, numa sessão em que os homens da equipa de Maranello se preocuparam mais com a simulação de corrida do que propriamente com os tempos de qualificação.
A correr em casa, perante o seu público, Sergio Perez terminou o primeiro treino em 7º e viu o seu compatriota, Alfonso Celis, ter um acidente que causou uma bandeira vermelha e sérias preocupações no lado da garagem de Esteban Ocon, pois ainda não se sabe concretamente o estado em que ficou o carro que habitualmente é pilotado pelo francês.
Quem também viu o seu treino acabar de forma prematura foi Brendon Hartley que chegou mesmo a parar em pista com problemas na unidade de potência do seu Toro Rosso.
Confira a tabela de tempos completa abaixo.