Valtteri Bottas alcançou a sua primeira vitória da temporada – a 10ª da carreira – ao triunfar no Grande Prémio da Turquia, numa corrida marcada pela utilização generalizada dos pneus intermédios.
Com piso molhado, o piloto finlandês da Mercedes arrancou bem, manteve Max Verstappen atrás de si e a partir daí fez uma gestão segura de toda a corrida, conquistando também o ponto extra da volta mais rápida.
Max Verstappen terminou na segunda posição e assume assim a liderança do Mundial de Pilotos, uma vez que Lewis Hamilton, que havia partido da 11ª posição, terminou no 5º lugar em Istambul – O piloto neerlandês da Red Bull lidera agora o campeonato com 6 pontos de vantagem sobre o heptacampeão do mundo de Fórmula 1.
Sergio Pérez juntou-se ao seu companheiro de equipa no pódio, enquanto que Charles Leclerc foi quarto classificado. O piloto monegasco da Ferrari ainda chegou a tentar arriscar numa estratégia sem qualquer paragem, algo também tentado por Lewis Hamilton, no entanto, ambos chegaram mesmo a ter de parar para montar um novo jogo de pneus intermédios.
Pierre Gasly terminou atrás de Lewis Hamilton, em sexto, depois de um início de corrida complicado, uma vez que o piloto francês se viu envolvido num incidente com Fernando Alonso na primeira curva, algo que resultou numa penalização de 5 segundos para o piloto da AlphaTauri.
Lando Norris foi sétimo e Carlos Sainz oitavo, numa bela corrida de recuperação por parte do piloto espanhol, que tinha partido da 19ª posição.
Lance Stroll e Esteban Ocon fecharam o restante top 10, sendo que o piloto da Alpine foi o único piloto a realizar o Grande Prémio inteiro sem fazer qualquer paragem nas boxes.
Yuki Tsunoda estava a realizar uma boa corrida, tendo inclusive aguentado a pressão de Lewis Hamilton durante muitas voltas, mas o jovem piloto japonês acabou por cair para fora dos pontos depois de ter perdido o controlo do seu carro na curva 9, à volta 23.
Fernando Alonso, também ele um dos naturais candidatos a pontuar, fez um bom arranque, mas acabaria por cair para as últimas posições depois de ter feito um pião após um contacto com Pierre Gasly no arranque do Grande Prémio. O piloto espanhol da Alpine viria a comprometer ainda mais a sua corrida depois de receber uma penalização de 5 segundos por um incidente com Mick Schumacher.
Sebastian Vettel que também se encontrava na luta pelos pontos, à volta 38 e numa jogada estratégica arriscada, decidiu montar pneus médios – algo que resultou numa grande perda de posições, uma vez que o piloto da Aston Martin teve de voltar a parar na volta seguinte depois de passar por dificuldades de aderência, numa altura em que a pista ainda estava longe das condições exigidas para a utilização de slicks.
Classificação do Grande Prémio da Turquia