Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Ferrari, diz que o SF-23 tem uma “enorme margem de progressão” e espera que a Scuderia possa começar a reduzir a diferença para a Red Bull em Jeddah.
Depois de se terem qualificado na segunda linha da grelha de partida e perto dos pilotos da Red Bull em Sakhir, Charles Leclerc e Carlos Sainz enfrentaram mais dificuldades para extrair ritmo do carro de 2023 da Ferrari na corrida.
Leclerc acabaria por ser forçado a abandonar quando rodava numa solitária terceira posição, enquanto Sainz não conseguiu defender-se do Aston Martin de Fernando Alonso e terminou no quarto posto.
“Espero que sim, sem dúvida”, respondeu Vasseur quando lhe perguntaram se a Ferrari estará mais perto da Red Bull em solo saudita. “Não posso estar satisfeito com a situação e quero dar um passo em frente.”
“As características de Jeddah são completamente diferentes do Bahrain em termos de aderência e do desenho da pista, pelo que deve ser uma história totalmente diferente. Penso que se adequará um pouco mais ao que temos neste momento.”
“Também traremos algumas atualizações para Jeddah e espero que possamos dar um passo em frente.”
“O Bahrain não foi tão bom como esperávamos e precisamos de reagir. Estamos a trabalhar nisso, todos estão motivados, todos estão a trabalhar como equipa para tentar resolver os problemas.”
“Levámos a cabo uma análise clara do que fizemos no Bahrain e temos uma longa lista de coisas que precisamos de melhorar. Espero que em Jeddah possamos ter uma primeira reação.”
Vasseur voltou a rejeitar as sugestões de que a sua equipa errou no conceito do monolugar de 2023.
“Para mim, é um problema de desempenho, não é um problema de conceito”, acrescentou. “Temos o carro que temos e tivemos algumas dificuldades com o equilíbrio durante o fim de semana, o que significa que temos uma enorme margem de progressão com o carro e com o nosso pacote.”
“Não quero falar sobre evoluções ou novos caminhos. O mais importante é mantermo-nos focados na situação atual e tentar extrair o melhor daquilo que temos.”
“Mas convém lembrar que o Bahrain nem sempre é representativo e que ainda estamos numa fase inicial do carro. Fizemos três dias de testes e uma corrida no Bahrain. É apenas uma pista e precisamos de compreender melhor o carro para podermos extrair o melhor do pacote.”
“Não percebo exatamente a história do conceito do carro.”