Max Verstappen está na pole position para a corrida sprint deste sábado no Red Bull Ring.
O piloto da Red Bull estabeleceu um tempo de numa sessão que esteve interrompida por duas vezes devido a acidentes da dupla de pilotos da Mercedes – Lewis Hamilton saiu de pista na Curva 7 e George Russell na Curva 10.
Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram menos de um décimo de segundo atrás do neerlandês e serão, respetivamente, segundo e terceiro na grelha de partida.
O Red Bull de Sergio Pérez ficou com a quarta posição, enquanto Russell completou os cinco primeiros apesar do acidente.
Esteban Ocon levou o melhor dos carros da Alpine ao sexto posto e Kevin Magnussen foi sétimo classificado com o Haas.
Mick Schumacher regressou ao Q3 e fechou a sessão imediatamente atrás do seu colega de equipa, ao passo que Fernando Alonso e Hamilton encerraram o top 10.
O AlphaTauri de Pierre Gasly, o Williams de Alex Albon, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o segundo AT22 de Yuki Tsunoda e o McLaren de Lando Norris ficaram eliminados no Q2.
De fora na primeira fase da sessão ficaram o McLaren de Daniel Ricciardo, o Aston Martin de Sebastian Vettel, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o Williams de Nicholas Latifi. e o outro AMR 22 de Sebastian Vettel.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Áustria