Max Verstappen superou as dificuldades que tinha enfrentado nos treinos livres para alcançar a sua oitava pole position consecutiva na Fórmula 1. O tricampeão da Red Bull terá Oscar Piastri ao seu lado na primeira linha.
Depois de ter estado arredado das primeiras posições nos três treinos livres do fim de semana, Verstappen regressou aos níveis de competitividade normais na qualificação, assinando um tempo de 1:14.746 para bater o McLaren de Piastri por 74 milésimos de segundo.
Lando Norris terminou cerca de um décimo atrás de Verstappen e alinhará em terceiro aos comandos do outro monolugar da McLaren.
Charles Leclerc e Carlos Sainz não conseguiram replicar a rapidez demonstrada nos treinos livres e qualificaram-se em quarto e quinto, respetivamente.
O sexto lugar ficou para o Mercedes de George Russell, que foi apenas um milésimo mais lento do que o Ferrari de Sainz.
Yuki Tsunoda esteve em bom plano ao assegurar a sétima posição, enquanto Lewis Hamilton foi o oitavo mais veloz.
O RB de Daniel Ricciardo e o Haas de Nico Hulkenberg encerraram a classificação do Q3.
Sergio Pérez ficou eliminado no Q2 e arrancará do 11º lugar, à frente do Alpine de Esteban Ocon, do Aston Martin de Lance Stroll, do Williams de Alex Albon e do segundo Alpine de Pierre Gasly.
Os Sauber de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, o Haas de Kevin Magnussen, o Aston Martin de Fernando Alonso e o Williams de Logan Sargeant não passaram do Q1 em Imola.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da Emília-Romanha