Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prémio dos Países Baixos ao completar uma volta ao Circuito de Zandvoort em 1:08.885.
A “jogar em casa”, com as bancadas repletas de laranja em apoio a Verstappen, o piloto neerlandês bateu Lewis Hamilton por 38 milésimas de segundo, conquistando assim a sua décima pole position da carreira na Fórmula 1, a sétima em 2021.
Valtteri Bottas foi terceiro, ficando a 337 milésimas do tempo de Verstappen e terá a companhia de Pierre Gasly na segunda linha da grelha de partida, neste que foi mais um excelente resultado em qualificação do piloto da AlphaTauri.
Seguiram-se os dois pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, em quinto e sexto respetivamente.
Antonio Giovinazzi, contra todas as expectativas, qualificou o seu Alfa Romeo na sétima posição.
Esteban Ocon, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo completaram o restante top 10.
Fora dos dez mais rápidos e eliminados no Q2 ficaram George Russell, Lance Stroll, Lando Norris, Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda, num Q2 que ficou marcado por duas bandeiras vermelhas, originadas por dois despistes, um de Russell e outro de Latifi.
Russell perdeu o controlo do seu Williams numa altura em que quase todos os pilotos se preparavam para iniciar as suas últimas tentativas no Q2, despistando-se na curva 13. Apesar dos danos, o piloto britânico ainda conseguiu regressar às boxes.
Terminado o período de bandeira vermelha e com pouco mais de três minutos no cronómetro, os pilotos voltaram à pista para mais uma tentativa, mas Latifi não evitou também ele um despiste, desta vez na curva 8, colocando desta vez um ponto final no Q2.
De fora no Q3 ficaram Sergio Perez, Sebastian Vettel, Robert Kubica, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, sendo que a maior surpresa foram as eliminações de Perez e Vettel.
O piloto alemão da Aston Martin foi prejudicado pelos dois pilotos da Haas, que se encontravam lado a lado no meio da trajetória quando Vettel vinha mais rápido numa volta cronometrada – um incidente que já está a ser investigado pela direção de corrida.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos