Embora tenha vencido a corrida sprint em Austin, Max Verstappen voltou a criticar o formato, afirmando que o dia de sábado desvenda o ritmo de cada carro para domingo.
O piloto neerlandês garantiu a pole position na sessão sprint shootout e triunfou de forma confortável na corrida de 19 voltas, mas continua a não ser fã do formato introduzido pela Fórmula 1 em 2021.
“Não fico entusiasmado”, disse Verstappen sobre o formato. “Sinto que só precisamos de uma qualificação por fim de semana onde colocas tudo em jogo e a sensação é ótima.”
“Fui o mais rápido de manhã, mas depois penso que é apenas sábado e não há muitos pontos.”
“Agora que já fizemos esta corrida, toda a gente sabe mais ou menos o que vai acontecer amanhã entre todos os carros em termos de ritmo. Por isso, tira-lhe um pouco da emoção.”
“Se não tivéssemos feito a corrida de hoje e só tivéssemos tido a qualificação de ontem, não saberíamos realmente o que vai acontecer na corrida, por isso toda a gente fica muito entusiasmada ao ligar a televisão porque não sabemos, e nós também não sabíamos. Agora sabemos um pouco.”
“Se eu fosse um fã, ficaria desiludido, porque já se sabe mais ou menos o que vai acontecer. Se não acontecer nada de estranho, já se sabe o que vai acontecer amanhã.”
“Por isso, tira-nos a magia de acordar ao domingo de manhã ou ao domingo à tarde, ligar a televisão e ver a corrida, mas não sabermos qual o carro que vai ser mais rápido, na maior parte dos anos. Acho que isso tira a magia.”
Concordo plenamente com seu comentário! Muito lúcido!