Max Verstappen alcançou a sua segunda vitória da temporada ao dominar o Grande Prémio da Emília-Romanha, enquanto um erro tardio de Charles Leclerc promoveu o McLaren de Lando Norris ao pódio em Imola.
Verstappen, que arrancou da pole position após ter levado de vencida a prova sprint, manteve a primeira posição no início da corrida e controlou de fio a pavio para alcançar o seu 22º triunfo na Fórmula 1.
Sergio Pérez ganhou a posição a Leclerc no arranque e, embora nunca tenha ameaçado a liderança de Verstappen, cruzou a linha de meta no segundo posto, garantindo a primeira dobradinha da Red Bull em 2022.
Depois de ter caído de segundo para quarto no arranque, Leclerc rapidamente voltou a entrar no pódio ao ultrapassar o McLaren de Norris em Imola.
No entanto, quando perseguia o Red Bull de Pérez na fase final da corrida, o monegasco perdeu o controlo do F1-75 na abordagem à Variante Alta, entrando em pião e danificando a asa dianteira do seu carro.
Forçado a parar nas boxes para substituir a asa do Ferrari, o ainda líder do campeonato caiu para a nona posição e recuperou até ao sexto lugar final.
Do outro lado da garagem da Scuderia, a situação foi ainda mais dramática, uma vez que Carlos Sainz somou o seu segundo abandono consecutivo na sequência de uma colisão com o McLaren de Daniel Ricciardo na volta inaugural da corrida.
Norris, que tinha realizado uma corrida solitária aos comandos do McLaren, foi promovido a um inesperado sexto pódio da carreira – o primeiro da temporada para a formação de Woking.
George Russell, décimo primeiro na grelha de partida, recuperou diversas posições na primeira volta e levou o Mercedes a um positivo quarto lugar em Imola.
O piloto britânico foi obrigado a defender-se da pressão do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, cuja quinta posição representa o seu melhor resultado do ano.
Na corrida de casa da AlphaTauri, o japonês Yuki Tsunoda colocou o AT03 em sétimo e na frente do Aston Martin de Sebastian Vettel, que pontuou pela primeira vez em 2022.
O Haas de Kevin Magnussen e o Aston Martin de Lance Stroll concluíram os lugares pontuáveis na quarta corrida da temporada.
Fernando Alonso juntou-se ao compatriota Sainz na lista de abandonos devido à extensão dos danos na lateral do seu Alpine, provavelmente consequentes de um incidente na primeira volta.
Classificação do Grande Prémio da Emília-Romanha
