Max Verstappen diz que a “incrível” conquista do título em solo japonês representa o ponto alto de uma temporada “muito especial” e “bastante impressionante”.
O piloto neerlandês sagrou-se este domingo bicampeão do mundo de Fórmula 1 ao dominar uma corrida encurtada e disputada com o piso molhado em Suzuka.
A confirmação do ceptro surgiu depois de Charles Leclerc ter perdido a segunda posição para Sergio Pérez devido a uma penalização de cinco segundos relacionada com um erro na última chicane do circuito.
“É uma loucura”, disse Verstappen. “Que ano tivemos até agora, tem sido incrível. É algo que nunca poderia ter imaginado, ter novamente um carro tão bom depois do ano passado.”
“Por isso, estou muito grato a todos os que contribuíram para este sucesso, não só toda a equipa que aqui está, mas também toda a gente na fábrica que está constantemente a trabalhar sem parar. Nunca lhes falta qualquer motivação para tentar tornar o carro mais rápido.”
“Para além disso, é muito emocional ganhar duas vezes com a Honda, especialmente aqui, depois do trabalho que fizemos em conjunto para melhorar constantemente. Estou orgulhoso por termos conseguido fazê-lo aqui.”
Solicitado a comparar o seu título de 2021 com o de 2022, Verstappen respondeu: “Penso que o primeiro é sempre um pouco mais emocional, mas o segundo é provavelmente ainda mais bonito. Tivemos vitórias, grandes corridas, trabalho de equipa, dobradinhas…”
“Estamos a liderar os construtores, por isso queremos também focar-nos realmente nisso. Olhando para a temporada que tivemos até agora, tem sido bastante impressionante, mas também muito agradável.”
“Estamos sempre muito focados no desempenho, mas também temos de olhar para trás para o que realmente conquistámos e desfrutar do momento. Tem sido um ano muito especial e é algo que precisamos de nos lembrar, porque não tens este tipo de anos com muita frequência.”