Max Verstappen incorreu numa multa de 50 mil euros por ter tocado na asa traseira do Mercedes de Lewis Hamilton em condições de parque fechado.
Após a sessão de qualificação para o Grande Prémio de São Paulo, o piloto holandês foi visto a tocar na asa traseira do carro do seu rival – peça que foi posteriormente confiscada pela FIA devido a uma potencial irregularidade no DRS.
Embora os comissários desportivos admitam que Verstappen não causou qualquer dano na asa em questão, uma coima no valor de 50 mil euros foi aplicada ao líder do campeonato.
“Os comissários ouviram o piloto do carro 33 e um representante da equipa e analisaram ainda um vídeo de um fã captado do outro lado da pista, imagens de vídeo CCTV da via das boxes e imagens dos carros 14, 33, 44 e 77”, lê-se no relatório dos comissários.
“O vídeo em alta definição da câmara apontada para a traseira do carro 44 mostra que não há absolutamente nenhum movimento de nenhum dos elementos da asa do carro quando Verstappen toca na parte de trás da asa. Os comissários desportivos consideraram, a partir da sua posição corporal e das imagens, que houve uma força insignificante quando Verstappen tocou na asa.”
“É evidente para os comissários que se tornou um hábito os pilotos tocarem nos carros depois da qualificação e das corridas. Esta foi também a explicação de Verstappen, que era simplesmente um hábito tocar nesta área do carro, que tem sido alvo de especulação nas últimas corridas entre as duas equipas.”
“Esta tendência geral tem sido visto como maioritariamente inofensiva e, por isso, não tem sido uniformemente policiada. No entanto, é uma violação do regulamento do parque fechado e tem um potencial significativo para causar danos.”
“Por um lado, foi considerado o facto de não ter sido causado qualquer dano direto neste caso e que não existe qualquer antecedente de penalizações por isso. Por outro, é uma violação do regulamento e tem potenciais consequências graves.”
“Os comissários optaram por tomar medidas neste caso e ordenar uma multa de 50 mil euros. Os comissários notam ainda que se pretende que todas as equipas e pilotos tomem conhecimento de que futuras infrações podem incorrer em sanções diferentes por parte dos comissários desses eventos.”