O aparecimento da chuva no último terço do Grande Prémio do Mónaco baralhou as contas no pelotão, mas não impediu Max Verstappen de alcançar a sua quarta vitória da temporada.
O piloto neerlandês tinha conquistado a pole position ao efetuar um extraordinário terceiro setor na sua derradeira volta rápida da qualificação e manteve a liderança no arranque para a corrida monegasca.
Verstappen construiu uma vantagem confortável na dianteira da corrida e preparava-se para garantir um triunfo tranquilo até que um inesperado aguaceiro colocou o seu muro das boxes em alerta.
Convicta de que a precipitação não seria suficientemente intensa para encharcar a pista, a Aston Martin chamou o segundo classificado Fernando Alonso às boxes e trocou os pneus duros do espanhol pelo composto médio.
No entanto, a formação de Silverstone rapidamente se apercebeu de que tinha tomado a decisão errada, acabando por realizar uma nova paragem para equipar o carro de Alonso com intermédios.
Esse erro estratégico da Aston Martin permitiu que a Red Bull pudesse correr menos riscos no momento de mudar para os intermédios, com Verstappen a sair das boxes cerca de 20 segundos à frente de Alonso – que manteve, ainda assim, o segundo posto.
Enquanto na frente as posições ficaram decididas, a luta pelo terceiro lugar, que envolveu Esteban Ocon, Lewis Hamilton e George Russell prolongou-se até ao final.
O piloto francês resistiu aos ataques da dupla da Mercedes para assegurar o seu terceiro pódio na Fórmula 1, ao passo que Hamilton permaneceu à frente do seu colega de equipa para garantir o quarto lugar.
Uma penalização de cinco segundos por ter regressado à pista de forma insegura após uma incursão pela escapatória não teve influência no resultado de Russell, que fechou a corrida em quinto.
Charles Leclerc, relegado para sexto na grelha na sequência de uma penalização pós-qualificação, não conseguiu progredir durante a sua corrida de casa e viu a bandeira de xadrez na mesma posição.
Pierre Gasly, em sétimo, também segurou o lugar que ocupava à partida, enquanto Carlos Sainz foi apenas oitavo classificado numa corrida atribulada em que colidiu com Ocon, tocou nas barreiras e protagonizou uma desavença estratégica com a Ferrari.
Os monolugares da McLaren concluíram os lugares pontuáveis, com Lando Norris na frente de Oscar Piastri.
Com Sergio Pérez a não conseguir reentrar nos pontos depois do acidente que o deixou na cauda da grelha de partida, a vitória de Verstappen significa que o bicampeão do mundo dispõe agora de 29 pontos de vantagem sobre o mexicano no campeonato.
Classificação do Grande Prémio do Mónaco