Max Verstappen regressou aos triunfos numa corrida que contou com três períodos de bandeira vermelha – um acontecimento inédito na história da Fórmula 1.
O piloto da Red Bull, que arrancou da pole position em Melbourne, foi de imediato ultrapassado pelos carros da Mercedes, que lideraram o pelotão na fase inicial da corrida.
Russell e Hamilton mantiveram-se à frente do neerlandês no reinício que sucedeu o período de Safety Car causado pelo abandono do Ferrari de Charles Leclerc na primeira volta em Albert Park.
O Safety Car acabaria por regressar à pista na sétima volta do Grande Prémio, quando Alex Albon, então sexto classificado, perdeu o controlo do Williams e embateu nas barreiras da Curva 7.
O ainda líder Russell e o quarto colocado Carlos Sainz aproveitaram de imediato a situação para se dirigirem às boxes e efetuarem a primeira troca de pneus do dia em solo australiano.
No entanto, a presença de gravilha na pista levou a que a direção de corrida tomasse a decisão de interromper a corrida com uma bandeira vermelha – circunstância que prejudicou o britânico da Mercedes e o espanhol da Ferrari, uma vez que permitiu que os restantes pilotos efetuassem uma troca para pneus novos enquanto estavam imobilizados na via das boxes.
Hamilton, que herdou a liderança depois da paragem do seu colega de equipa, conservou o primeiro posto no arranque que sucedeu o período de bandeira vermelha, mas não conseguiu impedir a ultrapassagem do neerlandês na 12ª volta da corrida.
Daí em diante, o bicampeão em título construiu uma confortável vantagem que viria a ser anulada a quatro voltas da bandeirada de xadrez, altura em que Kevin Magnussen perdeu uma roda no seu Haas e motivou uma nova interrupção da prova.
O momento mais caótico do dia estava reservado para o terceiro arranque parado: Sainz atingiu o Aston Martin de Alonso, os dois monolugares da Alpine colidiram de forma violenta e Lance Stroll, Logan Sargeant e Nyck de Vries saíram de pista na Curva 3.
Esse momento representou, efetivamente, o término da corrida, visto que os pilotos não voltariam a competir depois da terceira situação de bandeira vermelha.
Verstappen cruzou, assim, a linha de meta no primeiro lugar pela segunda vez em três corridas, enquanto Hamilton se estreou no pódio em 2023 ao ser segundo classificado.
Como a classificação foi baseada na ordem de arranque para o último reinício, Alonso manteve o terceiro lugar e garantiu o seu terceiro pódio em três corridas com a Aston Martin.
Sainz, que iria finalizar no quarto posto, recebeu uma penalização de cinco segundos por ter causado a colisão com o seu compatriota e caiu para fora dos dez primeiros.
A quarta posição ficou, por isso, para o Aston Martin de Lance Stroll, ao passo que Sergio Pérez concluiu em quinto uma corrida para a qual arrancou da via das boxes.
Lando Norris somou os seus primeiros pontos do ano ao ser sétimo, diante do Haas de Nico Hulkenberg e do outro MCL60 de Oscar Piastri, que se estreou a pontuar no evento de casa.
O Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda completaram os lugares pontuáveis em Melbourne.
Classificação do Grande Prémio da Austrália