Max Verstappen conquistou a sua nona vitória da temporada numa corrida em que uma penalização atribuída a Lando Norris relançou a batalha pelo título de construtores.
Embora tenha alcançado a pole position no sábado, Verstappen partiu da segunda posição para o Grande Prémio por ter rodado de forma demasiado lenta durante a terceira fase da sessão de qualificação.
O neerlandês não perdeu tempo e assumiu a liderança da corrida ao ultrapassar o Mercedes de George Russell na primeira curva.
Lando Norris, terceiro na grelha de partida, também superou Russell para ascender a segundo e assumir-se como o principal opositor de Verstappen em Losail.
O piloto da McLaren manteve-se sempre perto da traseira de Verstappen, mas as suas esperanças de chegar à vitória esfumaram-se quando os comissários desportivos lhe atribuíram uma penalização de 10 segundos de stop ang go por não ter reduzido a velocidade durante um período de bandeiras amarelas.
Essa sanção atirou Norris para a cauda do pelotão e permitiu que a Ferrari reduzisse a diferença para a McLaren na luta pelo título de construtores, uma vez que Charles Leclerc assegurou o segundo posto, na frente do MCL38 de Oscar Piastri.
George Russell esperava transformar o ritmo competitivo do seu Mercedes num pódio, mas uma lenta paragem de sete segundos condicionou a sua corrida e impediu-o de ir além do quarto lugar.
Outro momento relevante na disputa pelas posições cimeiras foi a passagem do Sauber de Valtteri Bottas por cima de um espelho retrovisor que se tinha soltado do Williams de Alex Albon.
Os detritos resultantes desse embate causaram furos nos carros de Lewis Hamilton e Carlos Sainz, que caíram assim diversas posições na classificação.
Alheio a esses problemas, Pierre Gasly realizou mais uma corrida imaculada e obteve um muito importante quinto posto, imediatamente à do Ferrari de Sainz.
Fernando Alonso regressou aos lugares pontuáveis com um sétimo posto no Qatar, ao passo que Zhou Guanyu foi oitavo classificado e deu os primeiros pontos da temporada à Sauber.
Kevin Magnussen fechou na nona posição e Norris recuperou até décimo, efetuando ainda a volta mais rápida da corrida.
Esteban Ocon e Franco Colapinto abandonaram na sequência de um incidente na primeira volta, enquanto Nico Hulkenberg não viu a bandeirada de xadrez devido a uma saída de pista e Sergio Pérez foi forçado a parar em pista com um problema no seu RB20.
Classificação do Grande Prémio do Qatar