Sebastian Vettel incorreu numa multa de cinco mil euros euros por ter percorrido a pista de scooter sem autorização após o final do primeiro treino livre em Melbourne.
O piloto alemão recorreu a uma scooter de um comissário para regressar às boxes depois de ter sido forçado a imobilizar o seu Aston Martin devido a um problema na unidade motriz.
Como não utilizou a via de serviço designada para o efeito, Vettel infringiu os regulamentos desportivos da Fórmula 1 e foi alvo de uma penalização monetária.
“O carro 5 parou em pista devido a um problema mecânico”, lê-se no comunicado dos comissários desportivos. “No final da sessão, Vettel procurou uma forma de regressar às suas boxes.”
“Um comissário estava no local com uma scooter. Vettel perguntou se podia conduzir a scooter para regressar às suas boxes. O comissário aceitou.”
“Vettel entrou na scooter e ficou à espera que o comissário se colocasse atrás dele. Quando o comissário não subiu, Vettel partiu sozinho para as boxes, sem autorização prévia para o fazer. Entretanto, o comissário estava a tentar contactar a direção de corrida para obter instruções.”
“Ao conduzir pela pista até às suas boxes, em vez do percurso designado, Vettel infringiu o Artigo 26.7 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1, que proíbe qualquer pessoa de estar na pista no período de cinco minutos após o final de uma sessão, com exceção do pessoal especificamente identificado.”