Sebastian Vettel admite não perceber o que motivou o dececionante desempenho da Ferrari na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália.
Vettel esteve entre os mais rápidos no Q1 e no Q2 mas não foi capaz de se intrometer na luta pela pole position no Q3.
Com as penalizações da Red Bull o alemão partirá da sexta posição, a sua pior prestação em 2017.
Quando lhe perguntaram se estava surpreendido com o desempenho da equipa, Vettel disse: “Diria que estou surpreendido pela rapidez dos outros. Claramente não conseguimos acompanhar o ritmo deles.
“Neste momento ainda não sabemos o porquê. Tenho a certeza de que há um par de coisas que examinaremos e tentaremos entender. Algo não funcionou.
“Nenhum de nós foi suficientemente rápido. Não fomos capazes de fazer o mesmo que os outros.”
Vettel reconheceu que a afinação do SF70H não deverá ser a causa do desempenho da equipa.
“Nós afinámos o carro para irmos o mais rápido possível. As clássicas afinações de chuva já não existem. Duvido que alguém tenha usado a configuração de chuva hoje.”
Raikkonen foi ligeiramente mais rápido que Vettel e vai partir de quinto, mas também não encontra explicações para este resultado.
“Não fomos suficientemente rápidos. Sofri muito com a aderência no meu carro. Não sei se foram os pneus que não funcionaram ou se foi outra coisa qualquer. Especialmente com pouco downforce, não se pode esforçar muito os pneus e é uma história sem fim.”