Sebastian Vettel ultrapassou Lewis Hamilton na primeira volta do Grande Prémio da Bélgica para conquistar uma vitória dominadora em Spa-Francorchamps e diminuir a diferença que o separa do piloto da Mercedes no campeonato.
O Grande Prémio belga começou de forma atribulada, já que ainda na primeira curva o Renault de Nico Hulkenberg abalroou o McLaren de Fernando Alonso e fez com que o espanhol voasse por cima do Sauber de Charles Leclerc e terminasse prematuramente com as corrida dos três pilotos.
Ao mesmo tempo, Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo envolveram-se num toque que terminou com a corrida de ambos, enquanto Valtteri Bottas também não evitou um contacto com a traseira do Williams de Sergey Sirotkin.
Alheio a todos os incidentes que se desenrolavam atrás de si, Vettel aproveitou o momento em que o Safety Car ainda não tinha sido acionado e ultrapassou o Mercedes de Hamilton na reta Kemmel.
Max Verstappen contou com o muito apoio dos holandeses que marcaram presença no circuito para evitar problemas e regressar aos pódios com um terceiro lugar para a Red Bull.
Partindo de 17º e mesmo depois de um toque num Williams na primeira curva, Bottas realizou uma série de ultrapassagens – com destaque para a manobra em que superou o Toro Rosso de Brendon Hartley em Eau Rouge – e recuperou até à quarta posição.
Sergio Perez e Esteban Ocon não tiveram argumentos para se defenderem de Verstappen e Bottas mas terminaram em quinto e sexto e conquistaram os primeiros pontos da Racing Point Force India numa corrida muito positiva para a equipa em Spa.
Os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen também somaram pontos ao serem sétimo e oitavo, diante do Toro Rosso de Pierre Gasly e do Sauber de Marcus Ericsson, que fechou os lugares pontuáveis.
Classificação do Grande Prémio da Bélgica