Juri Vips foi suspenso da academia de pilotos da Red Bull após ter utilizado uma linguagem racista durante uma transmissão em direto na plataforma Twitch.
O incidente aconteceu na madrugada desta terça-feira, quando o piloto de testes da formação de Milton Keynes participava numa partida de Call of Duty com Liam Lawson, também membro da família Red Bull.
Vips, que compete na Fórmula 2 e ocupa atualmente a sétima posição no campeonato, esteve aos comandos do monolugar de 2022 da Red Bull na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha.
“A Red Bull suspendeu o piloto júnior Juri Vips de todas as funções da equipa com efeito imediato, enquanto aguarda uma investigação completa sobre o incidente”, lê-se no comunicado da equipa.
“Como organização, condenamos qualquer tipo de abuso e temos uma política de tolerância zero no que diz respeito à linguagem ou comportamento racista dentro da nossa organização.”
O piloto estónio recorreu às redes sociais para se desculpar pelo “inaceitável” incidente.
“Quero pedir desculpa sem reservas pela linguagem ofensiva utilizada hoje durante uma transmissão em direto”, afirmou Vips. “Esta linguagem é totalmente inaceitável e não retrata os valores e princípios que defendo.”
“Lamento profundamente as minhas ações e este não é o exemplo que pretendo dar. Irei cooperar totalmente com a investigação.”