O Campeonato do Mundo de Resistência alterou o calendário da temporada 2018/2019 para que Fernando Alonso pudesse participar nas 6 Horas de Fuji com a Toyota.
Numa apresentação que se realizou esta tarde para lançar o campeonato e as 24 Horas de Le Mans, o WEC revelou que a corrida de Fuji deixará de coincidir com o Grande Prémio dos Estados Unidos – embora esteja agora marcada para o mesmo fim de semana de Petit Le Mans, uma importante prova de resistência nos Estados Unidos.
As 6 Horas de Fuji estavam inicialmente agendadas para o fim de semana de 12 a 14 de Outubro, mas o campeonato adiou a corrida por uma semana para que o espanhol pudesse correr em casa da Toyota.
Esta decisão já está a criar polémica entre os pilotos do WEC, visto que são muitos os que planeavam participar nas 6 Horas de Fuji e em Petit Le Mans.
É o caso de Olivier Pla, piloto da Ford no WEC e presença assídua no IMSA, que diz tratar-se de “uma inacreditável falta de consideração e de respeito para com os pilotos que tinham um contrato com uma equipa no IMSA para correr em Petit Le Mans.”