Os motivos por trás da falta de competitividade do carro de 2024 da Williams foram revelados pela equipa antes do Grande Prémio da Emília-Romanha. De acordo com James Vowles, a formação britânica está a perder quase meio segundo por volta devido ao excesso de peso do FW46.
Em Imola, o construtor baseado em Grove introduzirá as primeiras evoluções da temporada para iniciar o processo de redução de peso do seu monolugar.
Ironicamente, o excesso de peso do FW46 de 2024 está relacionado com a tentativa de atingir o peso mínimo de 798kg definido pela Fórmula 1.
Segundo Vowles, diretor de equipa da Williams, o projeto de 2024 sofreu atrasos que forçaram a equipa a adicionar peso ao carro antes do arranque da temporada.
“A transformação que fizemos entre 2023 e ’24 foi que retirámos 14 quilos do chassis”, disse Vowles.
“Para qualquer pessoa do ramo que conheça esses números, perceberá que é um feito extraordinário e a equipa fez isso muito bem.”
“No entanto, o carro que temos este ano é cerca de quatro décimos e meio mais lento por volta pelo facto de ainda ter excesso de peso.”
“Quando as coisas se atrasam, é adicionado peso como uma das soluções para voltares ao rumo certo. Adicionámos uma enorme quantidade de peso, apesar de o chassis estar numa posição muito melhor.”
Vowles admitiu ter pedido aos seus pilotos para não revelarem a razão pela qual o carro da Williams não era competitivo na fase inicial da temporada.
“Se voltarmos atrás, olharmos para as tabelas de tempos e retirarmos quatro décimos e meio, percebemos porque é que o Alex tem estado aqui sentado frustrado”, acrescentou. “Eu silenciei-o.”
“Eu queria ter a oportunidade de dizer que isto foi o que fizemos e isto é o que estamos a fazer para resolver o problema. Não importa o que aconteceu, o que importa é como vamos avançar a partir deste momento.”
“Portanto, Imola é o início da redução de peso, que agora vai continuar nas próximas seis corridas, fundamentalmente para nos levar de volta ao ponto em que precisamos de estar.”