Toto Wolff diz que a Mercedes “nunca conseguirá ultrapassar” o sentimento de “dor e angústia” provocado pelas “inaceitáveis” e “aleatórias” decisões da direção de corrida em Abu Dhabi.
Esta quinta-feira, a Mercedes anunciou que não prosseguirá com o apelo contra a classificação do Grande Prémio de Abu Dhabi, que coroou Max Verstappen como o novo campeão do mundo.
No entanto, Wolff, diretor de equipa, continua “incrédulo” com a forma como Michael Masi reiniciou rapidamente a corrida ao permitir que apenas alguns dos carros atrasados se desdobrassem do líder.
“As decisões que foram tomadas nos últimos quatro minutos da corrida tiraram ao Lewis um merecido campeonato mundial”, disse Wolff. “A sua condução, especialmente nas últimas quatro corridas foi imaculada.”
“Ele tinha uma liderança confortável desde o início no domingo. Ele ganhou o arranque e nunca voltou a ceder a liderança. E roubá-lo na última volta da corrida é inaceitável.”
“Para mim, ainda parece surreal. Às 18h27, a decisão certa foi tomada, nenhum carro poderia desdobrar-se. E quatro minutos depois, do nada, de repente cinco carros puderam desdobrar-se. E 10 segundos depois, foi tomada a decisão de que o Safety Car iria sair nessa volta. Para ser honesto, ainda parece um pesadelo. Fiquei incrédulo no domingo e ainda estou hoje.”
“É por isso que, de um ponto de vista pessoal, de um ponto de vista profissional, os meus valores e o meu sentido de integridade não são compatíveis com as decisões que foram tomadas no domingo. E cabe à FIA decidir a partir de agora como é que estas situações podem ser evitadas.”
De acordo com Wolff, a decisão de permitir que apenas os pilotos à frente de Verstappen se pudessem desdobrar contrariou a forma como Michael Masi geriu o Grande Prémio de Eifel de 2020.
“Se olharmos para a maior parte das controvérsias que aconteceram este ano, a causa foi a inconsistência da execução dos regulamentos em pista”, afirmou Wolff.
“Como é que há 14 meses, no Grande Prémio de Eifel, a explicação dada foi exatamente o contrário em relação ao que aconteceu no domingo?”
“[Em Nürburgring] a explicação foi que a razão pela qual o Safety Car esteve tanto tempo em pista estava relacionada com a necessidade de todos os carros se desdobrarem, com a justificação de que isto seguia os regulamentos desportivos.”
“Não só a decisão foi tomada de forma totalmente oposta, como uma explicação foi dada de forma totalmente diferente do que aconteceu há 14 meses.”
Wolff espera que Hamilton possa continuar a competir apesar do “inultrapassável” episódio de Abu Dhabi.
“Eu e o Lewis estamos desiludidos neste momento”, acrescentou Wolff. “Não estamos desiludidos com o desporto, adoramos o desporto com todos os ossos no nosso corpo e isso acontece porque o cronómetro nunca mente.”
“Mas se quebrarmos esse princípio fundamental de justiça desportiva e autenticidade do desporto, então o cronómetro deixa de ser tão relevante, porque estamos expostos a tomadas de decisões aleatórias.”
“Depois começas a questionar se todo o trabalho – todo o sangue, suor e lágrimas – pode mesmo ser demonstrado em termos de desempenho em pista, porque isso pode ser retirado aleatoriamente.”
“Portanto, vai demorar muito tempo até digerirmos o que aconteceu. Acho que nunca o vamos conseguir ultrapassar. Não e possível. E certamente não como piloto. Nunca vamos ultrapassar a dor e a angústia que nos causaram no domingo.”
“Espero mesmo que o Lewis continue a correr, porque ele é o melhor piloto de todos os tempos.”
Foi um absurdo um legítimo roubo a categoria mais excepcional da Terra
Sem dúvida, foi absolutamente inacreditável. Não está em causa o mérito de Max, mas foi um incrível atropelamento dos regulamentos, e a alta velocidade
Certou ou errado…a estratégia da Mercedes nas trocas de pneus… que não houve foi absurda…eles tem culpa nisso tbm….
SE EXISTE UM REGULAMENTO COM NORMAS E REGRAS CLARAS E ESPECIFICAS , PQ O DIRETOR DA PROVA PODE INTERPRETAR E APLICAR COMO BEM ENTENDER DE ACORDO COM A SITUAÇÃO??? PRA QUE O REGULAMENTO ENTÃO??? QUANDO AS REGRAS DO ESPORTE SE APLICAM COM PARCIALIDADE APENAS VISANDO O SHOW, A COMPETIÇÃO MORRE !!! TIRA-SE DAS MÃOS DO PILOTO O CONTROLE DA COMPETIÇÃO E A COMPETIÇÃO É A ESSÊNCIA DESTE ESPORTE !!! O DIRETOR DA PROVA DECIDIU O TÍTULO !!
F1 E FIA SAIRÃO MUITO ARRANHADOS !!! GANHA QUEM ESTÁ NO LUGAR CERTO E NA HORA CERTA !! WHEN SPORTS RULES APPLY WITH PARTIALITY AIMING ONLY FOR THE SHOW, THE COMPETITION DIES!!! GET OFF THE DRIVER’S HANDS THE CONTROL OF THE COMPETITION AND COMPETITION IS THE ESSENCE OF THIS SPORT!!! THE RACE DIRECTOR HAS DECIDED THE TITLE!! WIN WHO IS IN THE RIGHT PLACE AND AT THE RIGHT TIME !!
Para quem gosta de F1 me sinto roubado isto inadmissível em uma categoria que envolve muitas pessoas com poder!
Nunca vou engolir esse campeonato ter sido dado pela FIA ao cara de Tilapia…..
Hamilton, nessa corrida, saltou na frente e em momento algum o cara de Tilapia chegou perto….
Foi o maior roubo na história da F1…..