A FIA estará a ponderar a possibilidade de aumentar o limite de velocidade na via das boxes como uma forma de promover corridas com mais paragens.
Após as primeiras corridas da temporada terem mostrado que a estratégia de apenas uma paragem nas boxes se está a tornar a norma, a Fórmula 1 tentará criar incentivos para que as equipas realizem mais trocas de pneus.
De acordo com o The Race, Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Fórmula 1, reuniu-se com Mario Isola, diretor da Pirelli Motorsport, em Jeddah para discutir soluções.
Para além da seleção de compostos mais macios e com menos durabilidade, está a ser estudada a hipótese de reduzir o tempo perdido durante uma paragem nas boxes.
Segundo as primeiras análises, o aumento do limite de 80 para 100 km/h representaria uma redução de cerca de cinco segundos no tempo de paragem.
No entanto, por razões de segurança, a Fórmula 1 deverá começar por testar o conceito nas pistas com vias das boxes mais estreitas, onde o limite é de 60 km/h.
A ideia passa por elevar o limite para os habituais 80 km/h nesses circuitos, desde que isso não coloque em causa a segurança na via das boxes.
Embora ainda não exista um consenso relativamente às pistas onde o conceito será testado, os eventos do atual calendário que exigem uma velocidade máxima de 60 km/h na via das boxes são Austrália, Mónaco, Zandvoort e Singapura.


![[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2025/11/A251797_large-120x86.jpg)



