A Red Bull confirmou que Helmut Marko irá abandonar a equipa no final de 2025.
O austríaco desempenhava a função de conselheiro da Red Bull desde que a equipa se juntou à grelha de Fórmula 1 em 2005.
Embora diversas fontes refiram a saída está relacionada com divergências internas na Red Bull, tanto a equipa como Marko afirmaram no comunicado oficial que a decisão foi tomada pelo próprio.
Esta segunda-feira, a imprensa neerlandesa avançou que a sua posição se teria fragilizado após um alegado desacordo sobre a possível integração de Alex Dunne no programa de jovens pilotos — uma decisão que Marko teria apoiado, mas que a equipa acabou por reverter.
“Estou envolvido no desporto motorizado há seis décadas e os últimos 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem sucedida”, disse Marko.
“Foi um período extraordinário, que tive o privilégio de ajudar a construir e partilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo aquilo que criámos e alcançámos juntos enche-me de orgulho.”
“Falhar o título mundial por tão pouco esta temporada marcou-me profundamente e deixou claro que este é, para mim, o momento certo para encerrar este capítulo tão longo, intenso e bem sucedido.”
“Desejo à equipa todo o sucesso futuro e estou convicto de que voltarão a lutar pelos dois campeonatos já no próximo ano.”






