Esteban Ocon acredita que as mudanças regulamentares de 2026 irão forçar os pilotos a conduzir de forma diferente e a esquecer tudo o que aprenderam ao longo das suas carreiras.
O piloto francês, que se prepara para iniciar a sua segunda temporada ao serviço da Haas, considera que as mudanças nas unidades motrizes, aliadas à introdução de aerodinâmica ajustável, terão um impacto significativo na abordagem à condução e à gestão da corrida.
Questionado sobre as sensações das primeiras sessões ao volante do VF-26 no simulador, Ocon respondeu: “É uma forma muito particular de conduzir o carro. Vai haver muito mais gestão do lado do motor e do sistema híbrido.”
“O carro em si, sinceramente, pareceu-me bastante bom. O equilíbrio foi razoável, embora, naturalmente, tenha sido apenas o nosso primeiro contacto no simulador, pelo que teremos de ver como se comporta na realidade. Ainda assim, o nível de aderência foi positivo.”
“É evidente que a maior mudança vem do lado do motor, e isso será fundamental para estarmos preparados. É um desafio entusiasmante e uma forma de conduzir diferente do que estávamos habituados. Penso que teremos de esquecer tudo o que aprendemos desde os tempos do karting sobre como andar rápido, mas será interessante aprender um novo estilo de condução e, com sorte, encontrar velocidade através dele.”
Quando lhe perguntaram de que forma abordará os testes de pré-temporada e as primeiras corridas com o novo monolugar, Ocon acrescentou: “Este é, sem dúvida, o maior conjunto de alterações regulamentares que alguma vez enfrentei.”
“A primeira vez que conduzi um Fórmula 1 foi ainda na era dos V8; depois passámos para o sistema híbrido, numa altura em que fiz um dia de testes em Valência e participei numa sessão de treinos livres em Abu Dhabi. Provavelmente foi uma mudança semelhante àquela que vamos enfrentar agora, mas, como já referi, precisamos de esquecer tudo o que aconteceu antes.”
“Temos de aprender tudo de novo. Penso que a experiência ajuda a adaptar-nos mais rapidamente, mas será necessário ajustar tudo: os nossos sentidos, as sensações, a forma como sentimos o carro. Teremos de pensar muito mais enquanto conduzimos, sobre o que fazer para sermos mais rápidos. É entusiasmante e vai ser interessante.”




![[FOTOS] Cadillac estreou o seu carro de 2026 em Silverstone](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/1000052190-120x86.jpg)

![[FOTOS] Red Bull foi a primeira equipa a mostrar a decoração para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/SI202601160161_hires_jpeg_24bit_rgb-scaled-e1768542279580-120x86.jpg)