Alex Albon condenou os “jogos” de Fernando Alonso durante a sessão de qualificação em Baku e pediu a introdução de um sistema que penalize os pilotos que causem bandeiras amarelas e vermelhas.
Nos derradeiros momentos da primeira fase da sessão de qualificação, Alonso, que se encontrava no 11º posto, seguiu em frente na Curva 15 e ficou imobilizado na escapatória, causando uma situação de bandeiras amarelas que impediu que os restantes pilotos pudessem melhorar os seus tempos.
Ainda no decorrer da sessão, Albon recorreu ao rádio para sugerir que o espanhol da Alpine tinha provocado o incidente de forma intencional.
“Vou deixar que sejam vocês a decidir”, disse Albon aos jornalistas sobre a situação. “Vejam e comentem mais tarde.”
“Simplesmente penso que seria uma boa ideia se adotássemos uma regra onde os pilotos que criam bandeiras amarelas ou vermelhas tivessem os seus tempos eliminados.”
“Sei que já falamos sobre isto anteriormente, mas não existe qualquer penalização para o piloto que comete o erro. E claro que há jogos.”
“Reduzes a quantidade de pilotos que podem fazer uma volta atrás de ti, crias mais bandeiras amarelas e passas ao Q2. Mas não estou zangado com o Fernando, ele é um tipo inteligente e joga bem com o sistema.”