Alex Albon liderou a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Brasil apesar de não ter evitado uma saída de pista quando rodava com pneus macios numa pista ainda molhada em Interlagos.
Os pilotos começaram por sair para a pista com os pneus para chuva mas rapidamente transitaram para os intermédios, os compostos mais adequados para um asfalto a secar.
Nos derradeiros minutos da sessão foram vários os pilotos que apostaram nos pneus slicks, mas as condições adversas provocaram alguns incidentes e não permitiram a melhoria dos tempos.
Sendo assim, a sessão foi liderada pelo Red Bull de Albon, que rodou em 1:16.142 com os pneus intermédios da Pirelli antes de causar uma bandeira vermelha.
Embora tenha ficado a mais de meio segundo do tailandês, Valtteri Bottas levou o Mercedes ao segundo posto e bateu os Ferraris de Sebastian Vettel e Charles Leclerc.
Carlos Sainz terminou em quinto e na posição de ‘melhor dos outros’ com o McLaren, diante dos Renaults de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo.
Pierre Gasly e Daniil Kvyat foram, respetivamente, oitavo e nono pela Toro Rosso, enquanto Lando Norris fechou os dez primeiros com o segundo McLaren.
Romain Grosjean, Sergio Perez, Max Verstappen e Lewis Hamilton não chegaram a estabelecer um tempo no Autódromo José Carlos Pace.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Brasil