Alex Albon mostrou-se muito satisfeito com o desempenho do carro da Williams na qualificação de Melbourne e afirmou que a equipa está a começar a temporada de 2025 numa posição “completamente diferente” em relação a 2024.
O piloto tailandês brilhou ao levar o FW47 à sexta posição na primeira sessão de qualificação da temporada em Melbourne.
Na sua estreia com a equipa britânica, Carlos Sainz também esteve em bom plano, colocando o outro monolugar no nono posto.
“O nosso objetivo era ficar entre os dez primeiros, por isso o sexto lugar é fantástico e estou muito satisfeito”, disse Albon. “Temos um ótimo carro, fácil de conduzir, previsível; parece um carro muito mais fácil de conduzir este ano.”
“Tivemos um problema de travões no primeiro treino livre e depois… sentimo-nos um pouco em desvantagem, simplesmente uma sessão atrás em termos de confiança e de entrar no ritmo do fim de semana.”
“E depois, na qualificação, alguns momentos foram bons, mas estávamos a ter muitas dificuldades com o aquecimento dos pneus e, no final da última tentativa da sessão, finalmente conseguimos!”
“Estávamos a experimentar todo o tipo de coisas diferentes. Honestamente, saber que tínhamos um pouco de ritmo para tentar coisas diferentes é algo bastante novo para mim.”
“É ótimo estar à frente dos Ferraris também. Acho que o Yuki também fez uma volta impressionante. Mas é ótimo para nós, acho que depois de um longo inverno e olhando para onde estávamos no ano passado, é um grande estímulo.”
Questionado sobre o quão encorajador foi sentir o carro a ganhar vida durante a última volta da qualificação, Albon respondeu: “Honestamente, mesmo quando não estava vivo, estava a desfrutar de cada volta. Foi fantástico estar em pista.”
“Esta pista tem tanta aderência e as curvas são tão fluidas. É uma boa corrida, a primeira do ano – o pescoço começa logo a sentir! Mas, independentemente disso, parece um carro totalmente diferente do do ano passado, mas também é muito divertido.”
Apesar da brilhante prestação na qualificação, Albon considera que a equipa deu um passo ainda maior em termos de ritmo de corrida.
“Parece que a qualificação nem sequer é a melhor parte do carro”, acrescentou. “Onde fizemos a maior melhoria foi no ritmo de corrida. Fizemos algumas coisas importantes em Grove.”
“Estamos a começar com o peso certo e estamos numa posição muito mais saudável do que no ano passado. Quando olho para a situação em que estávamos há um ano e agora, estamos numa posição completamente diferente.”
“Estou muito orgulhoso da equipa hoje e há boas vibrações. Esperamos chuva amanhã e ninguém fez uma volta com o pneu intermédio ou de chuva, por isso vamos ver o que acontece.”