Lando Norris sobreviveu às condições adversas e à pressão de Max Verstappen para vencer o Grande Prémio de abertura da temporada.
A ronda australiana do Mundial, que voltou este ano a abrir a temporada, começou de forma absolutamente caótica.
Isack Hadjar perdeu o controlo do Racing Bulls na volta de formação e não alinhou no Grande Prémio, incidente que motivou um atraso no arranque da corrida.
O Safety Car viria a ser chamado à pista pela primeira vez ainda no decorrer da primeira volta, na sequência de um acidente do Alpine de Jack Doohan.
Durante esse período de Safety Car, Carlos Sainz também se tornou uma vitima das condições de aderência precárias, entrando em pião e batendo no muro da última curva.
O pelotão arrancou para a corrida com pneus intermédios e tirou partido da melhoria das condições para trocar para slicks a meio da corrida.
No entanto, um novo aguaceiro levou a que as equipas regressassem às boxes e realizassem a parte final da corrida com intermédios.
Na dianteira, Norris manteve a primeira posição no arranque e liderou quase toda a corrida, escapando sem consequências a uma ligeira saída de pista.
Verstappen, terceiro na grelha de partida, rapidamente superou o McLaren de Oscar Piastri para se assumir como o principal opositor de Norris.
O neerlandês ainda liderou momentaneamente a corrida durante o período de paragens mas boxes, mas regressou à pista na segunda posição e não conseguiu impedir o triunfo de Norris apesar da pressão que impôs nas últimas voltas.
Piastri, que rodou no terceiro posto durante a primeira fase da corrida, não evitou uma incursão pela relva que terminou com as suas chances de subir ao pódio no evento de casa.
O lugar mais baixo do pódio ficou, assim, para o Mercedes de George Russell.
Aos comandos do outro carro do construtor alemão, Andrea Kimi Antonelli, que tinha sido eliminado na primeira fase da qualificação, realizou uma espetacular recuperação até ao quarto posto.
No entanto, uma penalização de cinco segundos por um unsafe release relegou-o para quinto e promoveu o Williams de Alex Albon a uma fantástica quarta posição.
Lance Stroll e Nico Hulkenberg também estiveram em destaque ao levarem os carros da Aston Martin e da Sauber ao sexto e sétimo lugares, respetivamente.
Charles Leclerc terminou em oitavo num Grande Prémio dececionante para a Ferrari, ao passo que Piastri limitou os danos ao ser nono.
Lewis Hamilton encerrou os dez primeiros no seu Grande Prémio de estreia com a Scuderia.
Fernando Alonso, Liam Lawson e Gabriel Bortoleto envolveram-se em acidentes e juntaram-se à lista de abandonos em Melbourne.
Classificação do Grande Prémio da Austrália