Jan Monchaux, diretor técnico da Alfa Romeo, acredita que o calendário de pré-temporada mais compacto dará origem a um “frenético” teste no Circuito Internacional de Sakhir.
Em 2021, ao invés dos habituais seis dias de testes antes do primeiro Grande Prémio, as equipas terão apenas três para rodar com os novos monolugares.
Embora a estabilização dos regulamentos limite a introdução de novos componentes em 2021 e contribua, em teoria, para o aumento da fiabilidade, cada piloto terá apenas um dia e meio para se adaptar ao seu novo carro.
“Vai ser frenético”, disse Monchaux. “Três dias é bastante curto em comparação com as temporadas anteriores. O carro transporta muitos componentes, pelo que teoricamente o risco de haver uma má surpresa é reduzido.”
“Mas é expectável que esses três dias sejam muito agitados em pista, com todas as equipas a tentarem acumular o máximo de quilómetros possível para assegurar que tens fiabilidade, mas também para fazer o trabalho necessário no que diz respeito ao desempenho.”
Monchaux afirma que a mudança dos testes de pré-temporada para o Bahrain, local onde se disputará a primeira corrida, facilitará o trabalho das equipas.
“Uma coisa boa será certamente o tempo, porque a temperatura deverá ser um pouco mais elevada do que a que normalmente enfrentamos em Barcelona”, acrescentou.
“Portanto, o trabalho no novo carro e nos novos pneus, porque também estamos a experimentar pneus novos esta época, será certamente mais representativo do que quando estão quatro ou cinco graus em Barcelona.”