Fernando Alonso afirma estar totalmente focado no objetivo de regressar ao topo da Fórmula 1 e garante que uma nova participação nas 500 Milhas de Indianápolis não está, por isso, nos seus planos. No entanto, o espanhol admite que pretende competir novamente no Dakar Rally.
O bicampeão do mundo triunfou no Grande Prémio do Mónaco em 2006 e 2007 e nas 24 Horas de Le Mans em 2018 e 2019, o que significa que poderia conquistar a ‘Tripla Coroa’ do desporto motorizado caso conseguisse vencer as 500 Milhas de Indianápolis.
No entanto, nesta fase da sua carreira, Alonso refere que perseguir a vitória na corrida mais importante da IndyCar Series já não é uma prioridade.
Ao invés disso, Alonso planeia enriquecer o seu já muito diversificado currículo através do regresso ao Dakar, prova em que se estreou com algum sucesso há quatro anos.
“Tentei a Indy 500 três vezes e não consegui”, disse Alonso. “É a única que falta [na Tripla Coroa]. Mas, de momento, não está nos meus planos.”
“Estou muito, muito focado na Fórmula 1 agora. Nos próximos dois ou três anos, quero ganhar o terceiro título mundial. Esta é a minha primeira e única prioridade neste momento.”
“Depois disso, como terei 45, 46 anos, acho que o compromisso que será necessário para ir à Indy 500, a quantidade de aprendizagem que terei de refazer novamente… será um pouco demais. Ou é o que estou a pensar agora, não posso dizer a 100%.”
“Acho que o meu próximo grande desafio será o Dakar. Se conseguir vencer o Dakar, penso que será extremamente gratificante para mim, pessoalmente, porque posso vencer na Fórmula 1, posso vencer nas corridas de resistência e, se conseguir vencer também nos ralis, isso significará muito para mim como piloto.”
“Não podes conduzir um carro de Fórmula 1 da mesma forma que um carro de Le Mans, que tem de fazer 24 horas para ganhar a corrida. Também não podes conduzir da mesma forma no Dakar, onde tens de atravessar as dunas e a gravilha na Arábia Saudita. Por isso, tive de aprender e começar do zero em muitas dessas categorias e rodear-me dos melhores pilotos do mundo especificamente nesses campeonatos, aprender com eles e ser humilde.”
“Não há problema nenhum em aceitar que eu não fazia ideia de como conduzir um carro de ralis, mas fui melhorando dia após dia e aprendendo com eles até conseguir competir no rali mais difícil do mundo.”