Fernando Alonso acredita que a reação à sua manobra na primeira volta do Grande Prémio da Rússia prova que existem “regras diferentes para pessoas diferentes” na Fórmula 1.
Na volta de abertura da corrida de Sochi, o piloto espanhol seguiu em frente na Curva 2 e percorreu o caminho alternativo desenhado pela direção de corrida para regressar à pista sem perder posições, manobra que terá treinado numa das voltas de reconhecimento à pista antes do arranque para o Grande Prémio e pela qual não foi penalizado.
O tema relativo aos abusos dos limites de pista nos arranques para as corridas já tinha sido anteriormente abordado por Alonso, que se tinha queixado da forma como foi ultrapassado por diversos pilotos nas rondas disputadas no Red Bull Ring.
Questionado sobre a sua manobra na conferência de imprensa de antevisão ao Grande Prémio da Turquia, o piloto da Alpine referiu que tinha ido em frente na Curva 2 para “ver as reações aqui em Istambul”, sugerindo que as suas ações são alvo de um escrutínio acrescido.
“Foi só para confirmar que existe um comportamento diferente e uma repercussão diferente no evento seguinte quando eu faço as coisas”, disse Alonso. “Por isso, talvez eles mudem a área de escapatória nas primeiras curvas para a primeira volta.”
“Tenho sido o idiota em pista durante a maior parte do campeonato, fui ultrapassado por fora do asfalto muitas vezes nas primeiras corridas e o mesmo aconteceu na Áustria.”
“Lembro-me que nada aconteceu nos dois Grandes Prémios da Áustria e não houve perguntas nas corridas seguintes. E agora, depois de Sochi, há uma pergunta. É uma confirmação.”
Solicitado a expandir sobre o que queria dizer com o termo “confirmação”, Alonso acrescentou: “É uma confirmação de muitas coisas. Confirmação de que há regras diferentes para pessoas diferentes ou conversas diferentes na semana seguinte para pessoas diferentes.”
Alonso fez ainda uma alusão ao facto de Lando Norris ter escapado com uma reprimenda após ter cruzado a linha branca na entrada das boxes em Sochi.
“Vamos ver o próximo que cruza a linha branca na entrada das boxes, vamos ver qual é a sua nacionalidade e qual a penalização que lhe será aplicada.”
Totalmente de acordo com o que Alonso ecplanou na conferência de imprensa.