Fernando Alonso incorreu numa penalização de cinco segundos por ter mudado de direção mais do que uma vez ao defender-se de Valtteri Bottas em Montreal.
O espanhol, que arrancou do segundo posto, debateu-se com problemas de motor ao longo da corrida canadiana e cruzou a linha de meta na sétima posição.
No entanto, para assegurar esse resultado, o piloto da Alpine ziguezagueou na frente do Alfa Romeo de Bottas na reta que antecede a última chicane do circuito.
Depois de uma investigação ao incidente, os comissários desportivos adicionaram cinco segundos ao tempo de corrida de Alonso, que caiu assim para o nono lugar, atrás dos dois carros da Alfa Romeo.
“Entre as Curvas 10 e 12, na penúltima volta da corrida, o carro 14 mudou repetidamente de direção para se defender do carro 77, que teve de abrandar a certa altura e perdeu velocidade”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Embora tenham registado o ponto de vista do piloto, que afirmou que em nenhuma altura o carro 77 esteve ao lado do carro 14, os comissários consideram que esta é uma clara infração dos regulamentos. Os comissários impõem, por isso, uma penalização de cinco segundos que está em linha com a sanção atribuída por um incidente similar no Grande Prémio da Austrália de 2022.”