Depois de uma exibição desastrosa na corrida sprint em Interlagos, a Alpine realizou um domingo “perfeito” e distanciou-se da McLaren no campeonato de construtores.
Esteban Ocon e Fernando Alonso colidiram por duas vezes na volta inaugural do evento de sábado e arrancaram da 16ª e 17ª posições para o Grande Prémio.
Essa prestação contrastou com uma espetacular recuperação na corrida principal – Alonso ganhou 12 posições e terminou em quinto, enquanto Ocon foi oitavo classificado.
“Sim, foi uma boa corrida”, disse Alonso. “Obviamente, tínhamos o ritmo no carro, por isso tentámos ter algum ar livre. Escolhemos uma estratégia de três paragens. Estávamos dessincronizados com a maioria dos carros, mas no final o último Safety Car baralhou um pouco a corrida. Tinha pneus mais novos, portanto pude divertir-me e lutar com o Checo e o Charles.”
“Ambos os McLarens abandonaram, pelo que é obviamente o domingo perfeito para a equipa. Muitos pontos, por isso espero que possamos ter um fim de semana mais calmo em Abu Dhabi.”
Alonso falou ainda sobre a corrida sprint para referir que a penalização de cinco segundos pelo segundo contacto com o seu colega de equipa foi “extremamente severa”.
“Sim, sabemos que ambos cometemos erros”, acrescentou. “Ele defendeu em demasia na Curva 4 e eu julguei mal a distancia na reta. Não queria tocar em ninguém a 300 km/h, mas sim, o erro foi meu.”
“Penso que a penalização é extremamente severa. Este exato acidente aconteceu em Portimão com o Raikkonen e o Giovinazzi e não houve nenhuma penalização.”
“Portanto, acho que a minha penalização não fez sentido. Mas aceitamos, foi um erro nosso e esperamos não voltar a fazê-lo.”