Fernando Alonso diz ter ficado “muito impressionado” com os tempos por volta de Jimmie Johnson na estreia do campeão da NASCAR com um monolugar de Fórmula 1 no Circuito Internacional Bahrain.
Numa iniciativa levada a cabo pela McLaren e pela Hendrick Motorsports, Alonso experimentou as sensações de um carro da NASCAR ao conduzir o Chevrolet Camaro ZL1 de Johnson e o sete vezes campeão da competição americana estreou-se com um Fórmula 1 ao rodar com um McLaren MP4-28 de 2013.
Alonso começou por rodar com o monolugar de Fórmula 1 antes de mudar para o NASCAR para o resto do dia.
O espanhol estabeleceu um tempo de 1:40.204 e Johnson aproximou-se do desse registo ao completar uma volta em 1:40.462.
“Impressionante”, disse Alonso sobre a prestação de Johnson. “Penso que ele estava a ganhar tempo sempre que saía para a pista.”
“Às vezes, quando colocas pneus novos nestes carros pela primeira vez não és capaz de extrair toda a aderência, mas ele conseguiu fazê-lo e fiquei muito impressionado com isso. Ele levou isto muito a sério.”
“Viemos aqui para um dia de testes completo. Cada um usou quatro jogos de pneus e trocamos de carros, divertimo-nos, mas também quisemos sentir as novas sensações de uma forma representativa e a uma velocidade próxima daquela que é registada normalmente.”
Para o espanhol, que competiu na sua última corrida na Fórmula 1 em Abu Dhabi, conduzir o Chevrolet da NASCAR foi como “voltar atrás no tempo.”
“Sabia que os carros eram muito básicos em termos de tecnologia”, disse. “A última vez que corri com uma caixa de velocidades em H foi em 1999, por isso foi uma grande viagem no tempo.”
“O carro era muito potente para a quantidade de aderência disponível, por isso foi divertido conduzi-lo numa pista. Talvez seja diferente ao competir contra outros, mas diverti-me muito sozinho em pista.”