Fernando Alonso acredita que haverá “algumas surpresas” quando o verdadeiro ritmo das equipas for revelado na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Bahrain.
Alonso, que regressará à Fórmula 1 com a Alpine em 2021, afirma que o reduzido programa de testes de pré-temporada foi inconclusivo no que à ordem de forças diz respeito e prevê uma tabela de tempos diferente na sessão de qualificação do próximo sábado.
“Cobrimos muita quilometragem durante os testes, o que é importante, já que nos dá algo em que nos podemos basear para o resto da temporada”, disse Alonso. “Também concluímos a maior parte do nosso programa durante os três dias no Bahrain, pelo que estamos relativamente satisfeitos a esse nível.”
“Em termos de desempenho, é muito cedo para dizer, e penso que não saberemos a verdadeira ordem competitiva da grelha até à primeira qualificação, quando todos tiverem pouco combustível, os pneus mais rápidos colocados e potência total. Prevejo que haja algumas surpresas.”
O piloto espanhol, que competiu nas 500 Milhas de Indianápolis, no Campeonato do Mundo de Resistência e no Rally Dakar durante o período em que esteve ausente da Fórmula 1, garante que o acidente de bicicleta que sofreu em Fevereiro não afetou a sua preparação para o regresso às pistas.
“Houve muita preparação para este momento, não só com a equipa durante os testes e o trabalho feito em ambas as fábricas no período de inverno, mas também pessoalmente”, acrescentou. “Desde que aceitei juntar-me à Alpine, tenho-me esforçado muito para estar física e mentalmente preparado para esta temporada.”
“Aprendi muito no tempo em que estive afastado da Fórmula 1, especialmente todos os tipos diferentes de corridas, mas agora estou de regresso à Fórmula 1 e muito motivado para o que deverá ser uma temporada desafiante pela frente.”