François-Xavier Demaison, ex-designer da Volkswagen Motorsport, desempenhará a função de diretor técnico da Williams a partir da temporada de 2021.
O francês iniciou a sua carreira no desporto motorizado ao trabalhar nos projetos da Renault e da Peugeot na Fórmula 1 entre 1995 e 1998, antes de ingressar nos ralis para assumir a posição de engenheiro-chefe e ajudar o finlandês Marcus Grönholm a conquistar os títulos mundiais de 2000 e 2002.
Depois do seu percurso na Peugeot Sport, Demaison colaborou durante dois anos com a Prodrive no programa da equipa com o Subaru Impreza no Mundial de Ralis, período após o qual regressou ao grupo PSA para integrar a equipa júnior da Citroën nos ralis.
Juntando-se à Volkswagen Motorsport em 2011, Demaison foi um dos responsáveis pelo sucesso do Polo R WRC nos ralis e tornou-se diretor técnico do projeto liderado por Jost Capito em 2016.
Mais recentemente, Demaison teve um papel preponderante no desenvolvimento do Volkswagen I.D. R, um protótipo 100% elétrico que estabeleceu recordes em Pikes Peak, Nürburgring e Goodwood.
De acordo com a formação britânica, esta nomeação é “o próximo passo na ambição a longo prazo da equipa de regressar à frente da grelha”.
“Estamos muito satisfeitos por receber o François-Xavier na equipa”, disse Jost Capito, diretor executivo da Williams. “Eu vi as suas capacidades técnicas em primeira mão e os seus sucessos desportivos falam por si.”
“Trazer alguém do seu calibre para a nossa já experiente equipa técnica ajudará a conduzir a direção futura da nossa operação e a fortalecer a nossa equipa.”
“Não tenho dúvidas de que os seus conhecimentos técnicos contribuirão para darmos mais um passo em direção às nossas ambições de vencer novamente.”