Colton Herta será piloto da AlphaTauri em 2023 caso a Federação Internacional do Automóvel permita que o norte-americano obtenha uma superlicença.
Embora tenha renovado recentemente o seu contrato com Pierre Gasly para a próxima temporada, a AlphaTauri está disposta a libertar o francês para a Alpine – desde que receba luz verde para integrar Herta no seu alinhamento de pilotos.
Herta, atual oitavo classificado na IndyCar Series, possui apenas 32 dos 40 pontos necessários para garantir uma superlicença, pelo que apenas se poderá juntar à grelha da Fórmula 1 através de uma isenção emitida pela FIA.
“Não é nada de absurdo”, disse Marko à estação de rádio SiriusXM sobre as tentativas de obter uma isenção para Herta. “Ele venceu sete corridas na IndyCar. Isso é comparável aos Grandes Prémios. Por isso, seria uma pena se ele não conseguisse a superlicença.”
“Surpreendentemente, todas as partes e equipas envolvidas chegaram a um acordo. Se o acordo resultar, então acontece em Monza, também para o Pierre, claro.”
Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, não descartou a possibilidade de promover Herta a um lugar na formação de Milton Keynes no futuro.
“Penso que ele é um talento entusiasmante”, afirmou Horner. “Ele é um jovem norte-americano que tem mostrado um talento notável nos Estados Unidos, portanto será muito interessante ver como ele se comporta na Fórmula 1.”
“E a Fórmula 1 está obviamente a crescer em popularidade no mercado norte-americano, pelo que ter um piloto norte-americano bem sucedido pode ser muito interessante. Poderia ser interessante para nós, a longo prazo.”
“Temos contratos com os nossos atuais pilotos, mas a AlphaTauri ou a Toro Rosso produziram um grande estábulo de pilotos para nós, quer seja o Sebastian, o Max ou o Daniel.”