Carlos Sainz revelou que o toque com Lewis Hamilton na volta inaugural do Grande Prémio dos Países Baixos causou danos que condicionaram o seu ritmo de corrida e afirmou não concordar com a penalização de cinco segundos que lhe foi atribuída pelos comissários desportivos.
O espanhol teve um dia particularmente atribulado em Zandvoort, uma vez que se envolveu numa colisão com Hamilton após o arranque, efetuou uma primeira paragem nas boxes extremamente lenta após uma decisão tardia do muro das boxes da Ferrari e incorreu numa sanção de cinco segundos devido a um unsafe release na sua segunda troca de pneus.
“Foi uma corrida muito dura e as coisas simplesmente não nos correram bem”, disse Sainz, que acabaria por ser oitavo classificado. “A afinação que escolhemos não funcionou como esperávamos e faltou-nos um pouco de ritmo depois de termos recolhido alguns danos na partida com o Hamilton.”
“Obviamente, a decisão tardia na primeira paragem nas boxes custou-nos muito tempo e depois recebi a penalização por um unsafe release, embora não houvesse mais nada que eu pudesse ter feito naquela situação.”
“Quando eles me libertaram, era claramente seguro com o Fernando. Mas depois tive de travar para não acertar no mecânico da McLaren que correu para a minha trajetória de saída e foi esta travagem que gerou o unsafe release, se é que lhe podemos chamar isso.”
“Fiquei claramente frustrado com isso, porque pensei que tinha salvo a vida de alguém e não gerado uma situação perigosa.”