Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Alpine, diz que os acontecimentos do Grande Prémio do Bahrain impediram a formação de Enstone de avaliar o potencial do seu pacote de 2023.
Quarta classificada entre os construtores na temporada de 2022, a equipa enfrentou um fim de semana atribulado e dececionante na abertura da campanha de 2023 em Sakhir.
Esteban Ocon qualificou-se na nona posição, mas três penalizações na corrida terminaram com as suas esperanças de alcançar pontos com o monolugar de Alpine.
Embora tenha arrancado do último posto para a sua corrida de estreia com a marca francesa, Gasly recuperou até ao nono lugar e amealhou dois pontos que colocam a equipa em sexto no campeonato de construtores.
“Ainda não sabemos o verdadeiro ritmo do carro devido a algumas questões operacionais que aconteceram na corrida”, disse Szafnauer. “O Esteban teve todos aqueles problemas e o Pierre ficou preso no 19º lugar durante bastante tempo no início.”
“Olhando para os tempos por volta, podes ser dois segundos mais lento do que os pilotos que estão na frente só por estares a competir com outros carros.”
“Portanto, ainda não sei onde estamos, simplesmente porque estávamos fora de posição com um carro e o outro teve aqueles problemas. Não creio que estejamos muito longe.”
Szafnauer mostrou-se, no entanto, confiante de que a equipa irá conquistar “bastante pontos” ao longo do ano, afirmando que Gasly poderia ter terminado à frente do Alfa Romeo de Valtteri Bottas no Bahrain.
“Penso que chegámos a estar 16 segundos atrás do Bottas e conseguimos apanhá-lo, mas acabou por não dar para ultrapassar”, acrescentou. “Portanto, acho que esse último stint funcionou bem.”
“Olhando para as coisas de uma perspetiva otimista, penso que o Pierre poderia ter batido o Bottas se tivesse arrancado de nono. O quão perto teríamos ficado da Mercedes e do Stroll? Eles estavam 16 segundos à nossa frente, portanto precisamos de ver. Agora temos de batê-los em termos de desenvolvimento para fechar a diferença.”
“O Esteban estava fora do lugar na grelha e vai aprender com isso. Operacionalmente, estamos ansiosos por ter corridas isentas de problemas. E se isso acontecer, se o Pierre se qualificar onde consegue, penso que somaremos bastantes pontos. E depois estaremos na luta pelo quarto lugar.”