Na sequência das demissões de Matt Harman e Dirk de Beer e da dececionante prestação no primeiro Grande Prémio de 2024, a Alpine anunciou uma reestruturação no departamento técnico da equipa.
O construtor francês confirmou que Harman, diretor técnico, e de Beer, chefe de aerodinâmica, tomaram a decisão de abandonar a equipa antes do Grande Prémio do Bahrain.
Essas demissões e a falta de competitividade do A524 de 2024 levaram a Alpine a repensar a forma como a sua estrutura se encontrava organizada.
Esta segunda-feira, a equipa anunciou que o seu departamento técnico será agora composto por três pilares – conceito recentemente adotado pela McLaren.
Assim, o cargo até agora ocupado por Harman será dividido em três novas funções: diretor técnico de engenharia, diretor técnico de aerodinâmica e diretor técnico de perfomance.
Joe Burnell, David Wheater e Ciaron Pilbeam desempenharão esses papéis e reportarão ao diretor de equipa Bruno Famin.
De acordo com a equipa, as alterações na estrutura estão relacionadas não só com o dececionante resultado alcançado na primeira corrida do ano, mas também com os objetivos falhados ao longo das temporadas de 2022 e 2023.
“Decidimos implementar estas alterações organizacionais porque claramente não estamos onde queremos ou onde precisamos de estar em termos de desempenho”, disse Famin. “É altura de dar mais um passo em termos de organização e pessoal.”
“A nova estrutura de três pilares, com três diretores técnicos, cada um especializado em diferentes áreas, irá melhorar o trabalho e a colaboração entre as nossas áreas técnicas e contribuir para que o desempenho passe das fábricas para a pista.”
“Confio totalmente nas capacidades do Joe, do David e do Ciaron para trabalharem de forma próxima no sentido de proporcionar à equipa o desempenho e as melhorias de que precisa.”
“Por fim, gostaria de agradecer ao Matt e ao Dirk pelos seus esforços ao longo dos últimos anos e desejar-lhes o melhor para os próximos capítulos das suas carreiras.”