A Alpine aceitou terminar o seu contrato com Oscar Piastri mais cedo do que o previsto, o que permitirá ao australiano marcar presença no teste de Abu Dhabi com a McLaren.
O campeão da Fórmula 2 em 2021 rumará à McLaren depois de ter rejeitado substituir Fernando Alonso na Alpine, mas mantém-se integrado na estrutura da formação de Enstone pelo facto de ter contrato com a equipa até 31 de Dezembro.
No entanto, Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Alpine, confirmou em Interlagos que os dois construtores chegaram a acordo para a libertação de Piastri após o último Grande Prémio da temporada.
Piastri poderá, assim, pilotar o monolugar de 2022 da McLaren no teste agendado pela Fórmula 1 para a terça-feira que sucede a corrida de Abu Dhabi.
Este entendimento entre a Alpine e a McLaren possibilitou ainda que Piastri testasse o carro de 2021 da formação britânica numa sessão de dois dias em Paul Ricard.
“Houve uma negociação sobre um acordo quanto à separação”, disse Szafnauer ao Motorsport.com “Estamos a colocar um ponto final nisso. Assim que a temporada terminar, ele é livre de fazer o que lhe apetecer.”
Questionado sobre o teste de Paul Ricard, Szafnauer respondeu: “Tudo isso fez parte do acordo.”