Maurizio Arrivabene descreveu o erro estratégico da Ferrari na qualificação do Grande Prémio do Japão como “inaceitável” e diz que falta “senso comum” no muro das boxes da equipa.
Sebastian Vettel poderá perder mais pontos na luta pelo título depois de a Ferrari ter colocado o alemão e Kimi Raikkonen em pista com intermédios no início do Q3.
Com uma pista praticamente seca, Vettel e Raikkonen rapidamente perceberam que os pneus supermacios eram os mais indicados para as condições, mas erros da parte de ambos na única volta rápida realizada fizeram com que a Mercedes obtivesse uma dobradinha relativamente fácil.
Se Raikkonen ainda ascendeu ao quarto posto, Vettel foi apenas nono e arrancará de oitavo devido à penalização de Ocon.
“Pelo que vi hoje, penso que a pole position não estava ao nosso alcance, mas o que aconteceu hoje é inaceitável”, disse Arrivabene.
“Estou muito zangado. Não é a primeira vez que estes erros acontecem. Não quero apontar o dedo a alguém em particular, mas estou muito desapontado.”
Ainda que não queira atribuir culpas a alguém em particular, Arrivabene é da opinião que o método usado pelo muro das boxes na tomada de decisões não está a resultar.
“Ao contrário de outras ocasiões, era fácil de perceber o que se estava a passar em pista, já que todos os oponentes saíram com slicks.”
“Às vezes é mais útil tirar os olhos do computador, olhar para a pista e usar o senso comum.”
“É verdade que somos uma equipa jovem e provavelmente precisamos de alguém mais experiente que seja capaz de interpretar estas situações de forma rápida e correta.”