Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Aston Martin, acredita que a formação britânica foi “significativamente mais prejudicada” pela alteração regulamentar introduzida em 2021 do que as restantes equipas do segundo pelotão.
Depois de ter lutado pelo pódio no Grande Prémio do Bahrain e triunfado no Grande Prémio de Sakhir em 2020, a equipa esteve longe das posições cimeiras no regresso ao circuito e alcançou apenas um ponto através do 10º lugar de Lance Stroll.
De acordo com Szafnauer, a drástica perda de desempenho da sua equipa em Sakhir pode ser explicada pela alteração regulamentar implementada pela Fórmula 1 em 2021 para reduzir o downforce dos monolugares, que terá tido um impacto bastante mais forte nos carros que utilizam uma configuração de baixo rake – como o Aston Martin AMR21 e o Mercedes W12.
“Acho que o despertar para a realidade aconteceu na qualificação, quando percebemos, depois de analisarmos os dados, que os carros de baixo rake foram significativamente mais prejudicados pela alteração regulamentar”, disse Szafnauer.
“Portanto, esperávamos uma corrida difícil, mas há alguns aspetos positivos a retirar dela. Com os pneus macio e médio parecemos bastante competitivos no segundo pelotão, alcançando alguns dos nossos adversários. Passamos por algumas dificuldades com o pneu duro no fim.”
“Precisamos de entender isso, mas em condições de corrida, fomos um pouco mais competitivos do que numa só volta. Mas, em comparação com o ponto em que estávamos há apenas alguns meses antes da mudança regulamentar, temos muito trabalho a fazer.”
Apesar do dececionante início de temporada no Bahrain, a equipa não cairá na tentação de desistir de 2021 para começar a trabalhar no carro do próximo ano, garante Szafnauer.
“Não sou um teórico da conspiração, mas foi apontado no ano passado pelas equipas de baixo rake que isto teria um efeito maior do que nos carros com mais rake”, acrescentou. “E estávamos corretos.”
“Mas há mais por vir, não desistimos deste ano e temos coisas no túnel de vento e no departamento de investigação e desenvolvimento que vamos trazer para a pista muito em breve.”