Andreas Seidl, diretor de equipa da McLaren, revelou que o fundo plano do carro de Daniel Ricciardo ficou danificado na sequência do contacto entre o australiano e Pierre Gasly na fase inicial do Grande Prémio do Bahrain.
O incidente em questão ocorreu na quarta volta da corrida, quando Gasly tentava recuperar a posição perdida para Ricciardo no reinício após o período de Safety Car e não evitou um toque na traseira do MCL35M, partindo assim a asa dianteira do seu AlphaTauri.
No entanto, uma inspeção pós-corrida determinou que Ricciardo também foi prejudicado pelo toque, uma vez que os danos no fundo plano causaram uma “perda considerável de desempenho” para o piloto que viria a terminar no sétimo posto.
“Após a corrida, encontramos danos no fundo plano do Daniel devido ao impacto do Pierre na traseira do seu carro no início da corrida”, disse Seidl. “O nível dos danos custou uma quantidade considerável de downforce.”
“Apesar da perda de desempenho, o Daniel utilizou a sua experiência para lidar com os problemas e somou importantes pontos para a equipa. Agora estamos ansiosos pela próxima corrida.”
Seidl afirmou ainda ter ficado “muito satisfeito” com o facto de Ricciardo ter contribuído para que a McLaren saísse do Bahrain na terceira posição do campeonato de construtores.
“Ainda estou muito satisfeito com a forma como todo o fim de semana do Daniel correu”, acrescentou. “Muito feliz por termos terminado com bons pontos, foi um bom começo.”
“Terminar a primeira corrida da temporada em quarto e sétimo era exatamente o que procurávamos e o que queríamos para a primeira corrida, pontos a dobrar para o campeonato de construtores, portanto foi encorajador de ver.”