Martin Whitmarsh, ex-diretor de equipa da McLaren, liderará a Aston Martin Performance Technologies a partir do dia 1 de Outubro, anunciou hoje a formação de Silverstone.
Durante o período de mais de duas décadas em que esteve ligado à Fórmula 1, Whitmarsh desempenhou as funções de diretor executivo e diretor de equipa da McLaren e celebrou mais de 100 vitórias de pilotos como Ayrton Senna, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton.
Desde que abandonou a equipa de Woking em 2014, Whitmarsh envolveu-se em projetos nas mais diversas áreas: tornou-se diretor executivo de uma prestigiada equipa da regata America’s Cup, juntou-se ao conselho consultivo global da Fórmula E, atuou como consultor da FIA e integrou a comissão Hamilton.
O novo papel de Whitmarsh “engloba as atividades de Fórmula 1 da marca e o desenvolvimento e aplicação de capacidades técnicas com o objetivo de fornecer a melhor inovação, engenharia e serviços de fabrico numa variedade de setores chave da indústria”.
“Estou muito satisfeito por anunciar que o Martin se juntará a nós como Chefe Executivo da nova Aston Martin Performance Technologies”, disse Lawrence Stroll, diretor executivo da Aston Martin.
“O Martin terá a responsabilidade de liderar o grupo e ajudar-me na definição da nova direção estratégica da Aston Martin Performance Technologies e das suas subsidiárias, incluindo o objetivo crucial de liderar a transformação da equipa de Fórmula 1 numa organização vencedora de um título mundial nos próximos quatro a cinco anos, e de a transformar num negócio de mil milhões de libras ao longo de um período de tempo semelhante.”
“O Martin teve uma carreira longa, bem sucedida e de grande visibilidade, abrangendo o desporto motorizado e os setores automóvel, aeroespacial, marítimo e de energias renováveis.”
“Para além disso, ele é um vencedor comprovado na Fórmula 1. Ele é, portanto, a pessoa ideal para trabalhar comigo e com a nossa equipa de gestão para liderar e inspirar a nossa força de trabalho para o sucesso futuro, tanto dentro como fora de pista.”
Whitmarsh afirmou estar “totalmente convencido” de que os ambiciosos objetivos de Stroll são “inteiramente realizáveis”.
“Conheço e admiro o Lawrence há muitos anos, e sempre fiquei extremamente impressionado com a sua perspicácia empresarial e a sua ambição aparentemente inesgotável”, referiu Whitmarsh.
“Da mesma forma, sempre respeitei a ‘Equipa Silverstone’, se é que lhe posso chamar isso, que muitas vezes superou as expectativas sob as suas várias encarnações anteriores.”
“O Lawrence pretende que a Aston Martin ganhe o Mundial de Fórmula 1, pura e simplesmente, e eu não me teria juntado a ele nesse esforço se não estivesse totalmente convencido de que era um objetivo inteiramente realizável.”
“Sei o que é preciso para vencer na Fórmula 1, e, inspirado pela liderança do Lawrence e apoiado pela habilidade, paixão e determinação de todos os colaboradores, pretendo fazer tudo o que estiver ao meu alcance para garantir que a nossa equipa se torne a operação vencedora que o Lawrence está determinado a ser.”