Mattia Binotto diz que os problemas que levaram a Ferrari a “perder” o campeonato de 2019 começaram no ano passado, quando a equipa começou a projetar o seu monolugar.
O diretor de equipa da Ferrari acredita que as dificuldades sentidas pela Ferrari estiveram relacionadas com a conceção do SF90, um carro que liderou os testes de pré-temporada mas ficou longe do ritmo no primeiro Grande Prémio do ano.
“Penso que perdemos o campeonato no ano passado, quando desenhamos o carro”, disse Binotto. “Mais uma vez, não tivemos um início de temporada competitivo e há várias razões para isso, o projeto não era suficientemente bom no começo.”
“O nosso nível de desenvolvimento não foi tão bom como o dos nossos principais adversários, acho que foi isso. Foi uma temporada intensa e com muito trabalho. Reestruturamos e organizamos a equipa, mas tentamos sempre melhorar o carro, e penso que fizemos isso ao longo da temporada, pelo menos de certa forma.”
Binotto admite que a equipa identificou algumas fraquezas ao longo da temporada e espera poder colocar as soluções em prática no carro do próximo ano, que será apresentado no mês de Fevereiro, antes do início dos testes de pré-temporada.
“Sabemos que temos algumas fraquezas, áreas onde somos fracos em comparação com eles, mas estamos a colocar todo o nosso esforço para tentar resolvê-las”, acrescentou. “Mas tudo é relativo, por isso não sei qual será a situação no início da próxima temporada.”
“É uma temporada de 22 corridas, portanto, seja qual for a situação no início, poderá ser alterada mais tarde. O importante agora é que a equipa permaneça unida e concentrada, trabalhando duro e com muita motivação.”